Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Iogurte Natural

Fácil, saudável e versátil. Gosto de comer adoçado, acompanhado de granola e frutas. Sacia e diminui a vontade de comer doces. Pode ser usado nas mais diversas receitas, substituindo o creme de leite deixando suas receitas mais saudáveis.

INGREDIENTES
  • 1 litro de leite (saco)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 copo de iogurte natural
PREPARO
Ferva o leite, ainda quente misture o leite em pó para facilitar a dissolução. Espere amornar, a temperatura ideal é quando você conseguir colocar o dedo mindinho e aguentar por 10 segundos. Misture o copo de iogurte natural (comprado) e transfira para um pote de vidro limpo e seco. Uso aquelas jarras tipo francesinha, cubro com filme plástico e a tampa por cima, (funciona bem). Deixe descansar por 1 dia fora da geladeira, deixo em cima da geladeira. Passado um dia conserve em geladeira. Tem validade aproximada de 1 semana. Não esqueça de guardar um copo para fazer o próximo iogurte. 
 
DICA: Não utilize o leite UHT, aquele de caixinha, pois não contém as bactérias necessárias a fabricação do iogurte.
BENEFÍCIOS do Iogurte Natural

O iogurte não é um simples leite que fermentou, onde os lactobacilos se multiplicaram: ele é rico em fibras e é uma fábrica de vitaminas de vital importância, é ainda rico em probióticos, bactérias envolvidas na produção de uma substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores, e também favorece a absorção de nutrientes de outros alimentos. O certo é consumir o iogurte caseiro, eles estão desprovidos de substâncias químicas, e não são pasteurizados.
Matéria completa em:http://www.hiltonfito.com/dicas/beleza/iogurte_natural_e_seus_beneficios_para_a_saude.html

• Uma xícara de 250ml de iogurte natural desnatado proporciona cerca de 400 miligramos (mg) de calcio, mais que os 300mg contidos num copo de leite de igual  tamanho.
• O iogurte também contém a mesma quantidade de potasio que uma banana, e a mesma quantidade de proteína que um ovo ou que 30g de carne.
• As bactérias vivas do iogurte ajudam à digestão e protegem-na contra outras bactérias perigosas.       

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode deixar suas dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Não use para publicidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...