Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

Receita de Pretzel

Mais gostoso que pão, mais macio que bolacha.Fácil, simples e deliciosa. Esta receita, lembra minha infância (que não passou a muito tempo diga-se de passagem, hihi), quando eu passava as tardes das férias brincando de cozinhar. Momento nostalgia. Vamos ao que interessa. 


INGREDIENTES


  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  •  1 xícara (chá) de água morna
  •  2 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina) em temperatura ambiente
  •  1 colher (sopa) de açúcar
  •  1/2 colher (chá) de sal
  •  1 envelope de fermento biológico seco (10g) ou 1 tablete fermento fresco (15g)
Para mergulhar os pretzels
 3 a 4 colheres (sopa) de manteiga derretida e morna
 
Para polvilhar
 Queijo parmesão ralado
 Canela e açúcar
 Chocolate em pó
 
PREPARO 
Em uma tigela misture a água morna com o fermento até dissolvê-lo, junte a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha. Misture até ficar uma massa homogênea, cubra e deixe descansar por 15 minutos. Fica uma massa bem maleável, não gruda nas mãos, no início parece que não vai dar certo, mas não tenha medo e siga em frente.
Sobre uma superfície lisa (não enfarinhada) , coloque a massa e divida em 12 ou mais pedaços, a depender do tamanho do seu pretzel. Faça rolo e modele-os no formato de pretzel  (formato de nó) ou ao seu gosto. Coloque-os numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, não os coloque muito juntos pois eles continuam crescendo e deixe descansar por 30 minutos.
Leve ao forno bem quente (o máximo de um forno convencional), asse por cerca de 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Retire do forno, passe rapidamente pela manteiga derretida e polvilhe a cobertura desejada. Consumo imediato!!!

DICAS: Você pode também apenas pincelar com a manteiga derretida e polvilhar apenas a parte de cima para não ficar muito enjoativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode deixar suas dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Não use para publicidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...