Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pudim de Leite Condensado com queijo


Não é nenhuma novidade, mas quero compartilhar o modo de fazer. Amo pudim, mas evitava fazer porque errava o ponto da calda, tinha assim um certo receio, cada um faz de um jeito. Confiram o meu.

INGREDIENTES:

  • 2 latas (ou caixinha) de leite condensado
  • 2 medidas da lata com leite integral
  • 5 ovos
  • 2 colheres (sopa) com queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) com açúcar
PREPARO:
1) Em uma panela ( de preferência com cabo) coloque o açúcar e umedeça com 1/4 de xícara com água. Deixe em fogo médio a baixo, sem mexer até começar a ficar dourado, se necessário mexa a panela pelo cabo, ou seja, sem colocar nenhum utensílio dentro da panela.
2) Despeje a calda por toda a forma de furo central, cautela, pois estará muito quente e reserve.
3) Em um liquidificador, bata o restante dos ingredientes apenas para ficar homogêneo. Despeje na forma caramelizada e leve para assar a 180°C até dourar, cerca de uma hora e meia.
4) Espere esfriar e leve a geladeira, por no mínimo 4 horas e só ai desenforme. Decore com ameixas, cerejas em calda, como preferir.

DICAS: 1) Pode usar leite em pó se não tiver o integral, 6 colheres de sopa e as duas medidas de água. 2) Acho mais difícil fazer o caramelo na própria forma, tem gente que dispõe de habilidade, quem não tiver faça como eu. 3) Para fazer metade da receita, utilize uma forma menor, se não o pudim ficará muito baixo e 3 ovos serão suficientes. 4) A quantidade do queijo pode ser aumentada ou retirada sem perdas, depende como preferir.5) O melhor é preparar o pudim de véspera pois tem o tempo de assar, esfriar, gelar mas se estiver com pressa quando morno, coloque no congelador por meia hora e desenforme. 6) Não esqueci do papel alumínio e banho-maria, realmente não os uso. 7) Está receita pode ser assada no fogão, em panelas próprias, tipo churrasqueiras de fogão.

pudim no fogão

churrasqueira de fogão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode deixar suas dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Não use para publicidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...