Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Beleza de Torta Gelada com Merengue Italiano

Há controvérsias quanto ao nome se é bolo ou torta, sei que ficou lindo(a) e delicioso (a). Pesquisando sobre o assunto conclui que esta é receita é de TORTA, eis as características que a definem: massa leve, bem recheada, cobertura, frutas em cima e ficou na geladeira para ganhar consistência.
A massa é de chocolate e o recheio...doce de leite, minha mãe e eu fizemos um delicioso merengue italiano e decoramos com pêssegos, ameixas e cerejas. Não fica doce em demasia, há uma perfeita combinação entre todos esses sabores, vale a pena conferir.



INGREDIENTES
Massa

  • 2 pacotes de mistura para bolo sabor chocolate
  • 6 ovos
  • 4 colheres (sopa) de margarina 
  • 1 xícara (chá) de leite
Recheio
  • 2 latas de leite condensado 
  • 1/2 caixinha de creme de leite
Merengue Italiano
  • 3 claras
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
Frutas em calda para decorar

PREPARO
Massa
Em uma tigela grande, despeje as misturas para bolo e adicione a margarina derretida, misture bemcom uma colher de pau. Adicione os ovos e bata  até obter uma massa homogênea. Acrescente o leite aos poucos, até obter uma consistência uniforme ao derramar a massa da colher.  Unte e enfarinhe uma forma de 30 cm de diâmetro, leve a massa para assar (180°) por cerca de 50 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo.

Recheio
Em uma panela de pressão, leve para cozinhar as latas de leite condensado (fechadas) com água suficiente para cobri-las por 30 minutos após iniciar a fervura. Deixe esfriar e misture o doce de leite com o creme de leite, com auxílio de uma batedeira ou mixer.

Merengue Italiano
Na batedeira, bata as claras em neve bem firmes. Em uma panela derreta o açúcar com um pouco de água (umedecer) e faça uma calda em ponto de fio. Com a batedeira ligada vá despejando a calda nas claras em neve. Adicione  a essência de baunilha e continue batendo até esfriar um pouco.

MONTAGEM
Desenforme o bolo e corte a o meio, se conseguir faça dois cortes. Recheie a(s) camada(s) generosamente sem chegar as bordas. Cubra com o merengue e decore com as frutas de sua preferência. As frutas devem ser em calda, mas  antes de colocar sobre a torta deixe escorrer em papel toalha. Leve a geladeira até o momento de servir.

DICAS: Para facilitar o bater da massa, você pode fazer uma por vez e depois assar na mesma forma. Para saber o ponto de fio da calda, despeje uma colher da mesma em um copo de água gelada, deve fazer o ponto de fio.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Em se plantando tudo dá...

Cebolinha e hortelã, entre muitas outras ervas condimentares, aromáticas e medicinais se propagam de forma vegetativa, não é que não possua sementes, mas nas nossas condições climáticas e de solo as referidas plantas desenvolvem-se melhor assim. Pode até produzir sementes, mas não é viável a reprodução. Resumindo, podemos ter  estes temperinhos que utilizamos no cotidiano, sempre frescos e lindos plantados nas nossas hortinhas urbanas. No momento tenho cebolinha e hortelã indo muito bem. Fica a dica!!!



Peixe Envelopado

Cansada do velho peixe frito, resolvi arriscar, não é que ficou bom, receita leve e saborosa. Pense numa receita fácil e rápida, fica pronto em quinze minutos. Você pode utilizar filé de peixe ou aqueles peixes já tratados que são vendidos congelados, usei o peixe castanha. 


INGREDIENTES

  • 2 filés de peixe
  • limão
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate picado
  • coentro picado
  • 1 dente de alho picado
  • sal e azeite
PREPARO
Tempere o peixe com sal, pimenta e limão. Abra um papel alumínio em cima de uma superfície plana, um pouco mais que o dobro do tamanho do peixe. Coloque azeite sobre ele e metade dos temperos em camadas, cebola, tomate, coentro e alho. Acomode o peixe sobre essa caminha de temperos e cubra com o restante. Regue um pouco mais com o azeite de oliva e feche como se fosse um envelope apertando bem as pontas. Coloque o envelope numa forma e leve ao forno por 15 minutos. Retire, abra o envelope e bom apetite. 

DICAS: Sugestão de acompanhamentos: farofa e arroz branco ou um purê de batatas ou ainda uma saladinha.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Saborize seu Carangueijo

Na hora de cozinhar seu delicioso carangueijo, adicione além do sal, cebola, pimentinha e coentro. Principalmente se for fazer um pirãozinho depois. Mas antes de tudo, lave-os bem. Está cozido de 15 a 20 minutos, se tiver dúvidas, experimente uma perninha. Fica a dica!!!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

10 dicas para aquele bolo fofinho



  1. Leia a receita com atenção antes de começar a fazer o bolo.
  2. Não dobre as receitas. Se fizer dois bolos, meça os ingredientes separadamente e faça um bolo por vez.
  3. Sempre que possível, use a forma do tamanho indicado na receita.
  4. Todos os ingredientes devem estar na temperatura ambiente. Tire o leite, os ovos e a margarina pelo menos 30 minutos antes de usá-los.
  5. Peneire junto os ingredientes secos, com exceção do açúcar.
  6. Ao adicionar claras em neve, misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimento de cima para baixo, até incorporar bem. Feito isso, leve o bolo imediatamente ao forno.
  7. Depois de adicionada a farinha de trigo, a massa deve ser mxida o mínimo possível para não endurecer o bolo. Coloque o fermento por último.
  8. Espalhe uniformemente a massa na forma para que o bolo cresça por igual.
  9. Coloque a forma no centro do forno que deve estar previamente aquecido, bem quente. Geralmente 180°C.
  10. O bolo está pronto quando se enfia um palito ou faca limpa e seca e estes saem limpos. Deixe o bolo esfriar por uns 10 minutos antes de desenformar. Solte as bordas com o auxílio de uma faca.

OBS: Quando fizer com aquelas misturas para bolo, o famoso bolo de caixa, recomendo não seguir a risca as instruções. Bem derreta a margarina, 2 colheres (sopa) generosas, ponha os ovos e misture bem. Dê preferência a mexer a mão. Por último o leite, cerca de 1/4 da xícara e não os 3/4 como eles recomendam. Vai depender da consistência da sua massa, levante com a colher e a massa deve cair uniformemente, se colocar todo o leite pedido, vai solar.

Espero ter acrescentado algo à vida culinária de vocês, forte abraço!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Charque a Francesa Nordestina

Ok, não sou muito boa para criar nomes de receitas, mas o sabor compensa. É uma charque, também conhecida como carne seca, jerked beef, refogada com toques regionais. Delícia!!!
Receita para 2 pessoas

INGREDIENTES
  • 1/2 xícara (chá) de charque picada
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (sopa) de cebola picada 
  • 1/2 pimentinha de cheiro verde picada
  • 2 ovos
  • Queijo coalho em cubinhos a gosto
PREPARO
1) Dessalgue a charque, fervendo com pouca água, cerca de 4 minutos, verique o sal de acordo com sua preferência;
2) Escorra a água e adicione o óleo, deixe fritar, quando estiver dourando, adicione a cebola e a pimentinha de cheiro verde picada, reserve a outra metade para decoração do prato;
3) Panela em fogo baixo, coloque os ovos e o queijo coalho. Mexa, estará pronto quando os ovos estirem fitos ao seu gosto. Sirva com cuscuz com manteiga ou arroz.

DICAS: Não é necessário colocar sal, a não ser que você tenha dessalgado demais a charque, para saber...experimente!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Patê de Atum com Mostarda

Tenha sempre em casa uma lata de atum e um pacote de maionese, para aqueles dias em que não se está a fim de nada. A receita do patê é bem simples e prática, resolvi testar algumas gotinhas de mostarda...hum, ficou demais. E eu nem sou fã de mostarda, provem também.


INGREDIENTES
  • 1 lata de atum escorrido
  • 1 xícara (chá) de cenoura ralada
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • 4 colheres (sopa) de maionese Hellman's
  • 1 colherinha (café) de mostarda
PREPARO
1) Misture tudo em um recipiente, com um garfo, até obter uma pasta uniforme.
2) Sirva sobre pão fresco ou torradas.

DICAS: Querendo incrementar, adicione milho verde e/ou azeitonas picadas ao seu patê. Mais uma dica, experimente, se desejar mais maionese fique a vontade.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Hoje é Dia do Macarrão II !!!! Spaghetti Vapt Vupt

Esse spaghetti é prático e saboroso como todo macarrão, fica ai mais uma dica de como prepará-lo. Não sei se posso dizer se é tipo a bolonhesa, sei que é bom.

INGREDIENTES
  • 250 a 300 grs de carne moída
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de tomate picado
  • 1 colher (sopa) de pimentão picado
  • 1 colher (sopa) de coentro e/ou manjericão fresco
  • 1/2 xícara de molho de tomate
  • 1 fio de óleo ou azeite
  • Cominho, Sal e Colorífico a gosto
  • 1/4 do pacote de macarrão tipo spaghetti
  • Queijo parmesão para polvilhar a gosto
PREPARO
1) Cozinhe o spaghetti conforme as instruções da embalagem.
2) Deixe todos os temperos picados a mão para facilitar seu trabalho.
3) Em uma panela coloque a carne moída e deixe secar, fogo baixo. Acrescente um fio de óleo ou azeite.
4) Junte a cebola e alho e deixe dourar, acrescente o cominho e o colorífico (cerca de 1 colher de sobremesa rasa). Se desejar pode colocar também milho verde.
5) Adicione agora o tomate, o pimentão, o coentro e/ou manjericão, refogue.
6) Junte o molho de tomate, 1/2 xícara de água ou um pouquinho mais se achar necessário,verifique o sal. Deixe cozinhar bem, até os temperos estarem meio sumidos.
7) Monte o prato, o spaghetti depois de escorrido, passe rapidamente em uma frigideira com uma colher de sopa de manteiga e um pouco da água do cozimento. Esse é só um toque, pode usar o macarrão escorrido diretamente. Ponha o molho em cima, polvilhe o queijo parmesão e delicie-se.

DICAS: Se preferir pode adicionar ervilhas ao final do cozimento. 

Hoje é Dia do Macarrão!!! PENNE do COZINHA

Em comemoração compartilho duas receitas dessa iguaria apreciada por todos, em todas as formas, tamanhos e granos...Viva o Macarrão!!!


PENNE do COZINHA e ETC
Não sabia como nomear sei que é fácil e uma delícia, marca registrada deste blog praticidade e sabor. Se tiverem sugestões, opinem ok. Serve bem uma pessoa.


INGREDIENTES
  • 1 xícara (chá) de macarrão tipo penne
  • 1/2 calabresa Sadia (p/ feijão) em cubinhos
  • 1/2 cubo de caldo sabor galinha
  • 1/2 xícara (chá) de molho de tomate pronto
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 1/2 xícara (chá) de queijo em cubinhos
  • 1 colher (sopa) óleo
  • cebola e/ou cebolinha a gosto
PREPARO
1) Cozinhe o penne em água e sal "al dente" e reserve. Experimente um para determinar seu gosto de cozimento.
2) Em uma panela, frite a calabresa, adicione a cebola até dourar. Adicione o molho de tomate,o meio cubinho de caldo, 1/4 de xícara de água e verifique o sal.
3) Adicione o creme de leite e o queijo. Junte o macarrão, polvilhe queijo parmesão e delicie-se!!!

DICAS: Se preferir utilize o queijo mussarela. 


Bolo no Palito

Esta é uma forma divertida e gostosa de comer bolo.


Pode usar a receita de Bolo de Chocolate com Doce de Leite, a que eu usei, ou fazer do sabor que a sua imaginação mandar.

INGREDIENTES
  • 1 bolo pronto (sabor desejado)
  • Recheio de sua preferência (doce de leite)
  • 100 g (aprox.) de cobertura hidrogenada sabor chocolate Harald
PREPARO
1) Corte o bolo em cubos, ou no formato que preferir e recheio-os, não exagere para não ficar derramando.
 2) Corte palitos de churrasco e espete os bolinhos recheados perpendicularmente (em cima), para facilitar a manipulação do bolo.
3) Passe no chocolate derretido em banho maria e ponha para secar em uma superfície forrada com papel manteiga. Leve ao congelador por alguns minutos (cerca de 3 min) para secar o chocolate.

DICAS: decore também com granulado colorido.

domingo, 16 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate com Doce de Leite

Essa semana me deu uma vontade de comer bolo com doce de leite... mas não sabia bem como faria, massa de ovos, cobertura, glacê sei lá. Então recorri ao panelaterapia.com que me deu uma ótima idéia. O bolo é de liquidificador e a calda de doce de leite, hummm. Doce delícia!!!! Dá para ficar melhor ???  Super fácil de fazer. É pertubador ver aquela calda descendo pelo bolo, literalmente dá água na boca.

INGREDIENTES
Bolo
  • 3 ovos
  • 4 colheres (sopa) de margarina derretida
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de Nescau
  • 1 xícara (chá) de leite morno
Calda de Doce de Leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 caixinha de creme de leite
PREPARO
Bolo
No liquidificador, bata todos os ingredientes, vá intercalando secos e molhados para facilitar o trabalho. Assim ovos, margarina, farinha de trigo, fermento, açúcar, o achocolatado e o leite até obter uma mistura homogênea. Despeje em uma forma retangular ou furo central untada e enfarinhada, leve ao forno 180°C por cerca de 45 minutos ou até enfiar uma palito e ele sair limpo.
Calda de Doce de Leite
Retire o rótulo do leite condensado, se possível e em uma panela de pressão cubra a lata com água. Cozinhe a lata de leite condensado por meia hora após levantar fervura ( começar a chiar). Lembre-se de colocar um pouco de vinagre na água para a panela não ficar preta, não sei bem porque mas funciona. Quando a lata esfriar abra-a e misture com meia caixinha de creme de leite. Sirva sobre o bolo.

DICAS: Se for usar chocolate em pó, adicione mais meia xícara (chá) de açúcar. Você pode comprar o doce de leite pronto, geralmente é mais caro. Pode substituir também o creme de leite de caixinha pelo fresco é que eu não tenho muito disponível em minha cidade.

sábado, 15 de outubro de 2011

Frango à milanesa

O conhecido frango empanado, quem não gosta???

INGREDIENTES
  • 6 filés de frango temperados
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • Farinha de trigo para empanar
  • 1 colher (sobremesa) fermento em pó químico
  • Farinha de um pão francês
  • Óleo para fritar
PREPARO
1) Tempere os filés de frango previamente e deixe descansar por meia hora, de véspera é ainda melhor. Um sugestão de tempero é seguir a do Frango ao Forno Douradinho ou a do Strogonoff de Frango Simples.
2) Prepare três recipientes, um com a farinha de trigo ( cerca de meia xícara de chá) misturada ao fermento; o segundo recipiente conterá o ovo ligeiramente batido (misturar bem a gema com a clara) e por fim o terceiro recipiente conterá a farinha de pão ( rale o pão fresco ou de ontem).

Para empanar

3) Frango temperado, recipientes preparados, prepare-se para fritar. Aqueça o óleo, o sufiente para cobrir o fundo da panela e mais um pouquinho, se tiver pouco óleo pode grudar no fundo da panela. Agora é o seguinte, passe cada filé na sequência, farinha de trigo, ovo, farinha de pão e disponha na panela com o óleo até dourar, fique atenta para não queimar. Se não tiver muita habilidade, empane tudo primeiro para depois fritar. Quando passar o filé pela farinha de pão acomode na palma da mão para ficar uniforme.
4) Escorra em papel absorvente e sirva.

DICAS: Quando comprar seu frango deixe separado e temperado para os pratos que você pretende fazer, já nos saquinho e leve ao congelador. Praticidade!!!
Você pode empanar a carne que você desejar, desde que não seja muito grossa para que haja o perfeito cozimento.

sábado, 1 de outubro de 2011

Obtendo o Melhor Sabor do Camarão

Ninguém nasce sabendo fazer tudo, por isso as informações devem ser compartilhadas. Então, a quem interessar possa. Aprenda passo a passo como obter o melhor do camarão.
Depois de cozinhar o camarão em água e sal por cerca de 10 minutos, o que alguns chamam aferventar. Depois que ele ficar vermelhinho, ou laranja depende do ponto de vista, que seja quando ele adquirir uma cor. Se tiver dúvidas se está cozido pegue um e experimente ok. Ou se você já comprou o camarão cozido.
Camarão inteiro
1) Você vai precisar de três recipientes um para o camarão descascado, um para a parte interna da cabeça e outro para as cascas.
2) Para tirar a cabeça, levante e puxe. Pode descartar.
Retirando a cabeça
Após retirada da cabeça
3) Reserve essa parte da cabeça que ficou grudado no corpo do camarão, também é só puxar.

Parte interna da cabeça
4) Retire as perninhas e por baixo mesmo comece a retirar a carapaça, a casca do corpo. Dependendo da receita tire o rabo ou não.
5) Pronto!!!

Camarão limpo, pronto para uso

DICA: O camarão fresco cozido em casa, ou não congelado tem muito mais sabor. O cozido em casa tem a vantagem do frescor e a quantidade de sal desejada. Para facilitar seu trabalho, assim que comprar cozinhe, descasque e pode congelar as partes separadamente (filé da parte interna da cabeça) Ficando pronto para o uso. Para na hora de preparar sua receita ficar bem mais fácil. Confesso que dá preguiça quando você tem que fazer tudo de uma vez. A parte interna da cabeça pode ser utilizada batida no liquidificador com os temperos e leite de coco em bobós, moquecas, caruru. Tenha a certeza que ficará muito mais gostoso.

Tomates Cerejas Maduros



Compartilho com vocês meus lindos tomates cerejas madurinhosss!!! Em um dos supermercados de Aracaju custa R$11,90 o quilo. Acho que vou aumentar a produção, hihihi!!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Camarão Empanado com Molho Agridoce



INGREDIENTES

  • 30 camarões médios cozidos (com cauda, sem casca e sem cabeça)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó químico
  • Óleo para fritar
Molho
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 colheres(sopa) de catchup
  • 1 colher (chá) de extrato de tomate
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de molho shoyu
  • 3 colheres (sopa) de vinagre branco
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
PREPARO
1) Em uma tigela, tempere o camarão com o sal e a pimenta, misture o bicarbonato e deixe descansar por 30 minutos. 
2) Para o molho, em uma panela, coloque o óleo, o ketchup, o extrato de tomate e misture. Junte 1 xícara de água, o molho de shoyu, o vinagre, o sal e o açúcar e misture. Dissolva o amido de milho na água restante, junte ao molho da panela, deixe cozinhar até engrossar e retire do fogo. 
3) Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, a água e mexa até obter uma massa lisa ( fica um creminho, se achar que colocou água demais, acrescente um pouquinho de farinha). Acrescente o sal e o fermento e misture.
4) Aqueça o óleo em uma frigideira ou panela funda, passe os camarões na massa e frite até dourarem.
5) Retire do fogo e deixe escorrer em papel toalha. 
6) Sirva com o molho quente.

DICAS: É passar o camarão na massa e jogar na panela. Vá fritando aos poucos, rapidinho eles douram.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Testando o Brigadeirão

Resolvi testar a receita da Nestlé, não é que deu certo!!! Mas claro dei o meu toquinho.



INGREDIENTES
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (usei NESCAU)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 3 ovos
PREPARO
Bata tudo no liquidificador, despeje em uma forma de furo central bem untada com margarina. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC) pré aquecido em banho maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até ficar firme. Desenforme ainda morno e decore toda a superfície com chocolate granulado. Sirva gelado.

DICAS: O meu só ficou firme cerca de 2 horas. Vou testar fazer sem o banho maria e contarei a vocês o resultado. Só três colheres de açúcar são suficientes se for fazer com o Nescau que já é doce. Caso vá fazer com o chocolate em pó mesmo, pode colocar as 4 colheres de açúcar que eles recomendam.

Abraço!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bolo Pudim Misto

Uma mágica delícia da cozinha, duas sobremesas em uma. Vale a pena conferir!!!



INGREDIENTES
Bolo
  • 1 pacote de mistura para bolo sabor chocolate
  • 3/4 de xícara de leite
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de margarina derretida
Pudim

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata (medida)  de leite
  • 3 ovos
Calda
  • 3 xicaras de açúcar
PREPARO 
Bolo
Em uma tigela, coloque a mistura para bolo, acrescente os ovos e a margarina derretida. Misture bem com uma colher de pau. Por último acrescente o leite.
Pudim
No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite (medido com a caixa ou lata de leite condensado) e os ovos.
Calda
Em uma panela, derreta o açúcar até virar uma calda
Montagem
Unte a assadeira com a calda caramelada. Coloque o bolo e em seguida o pudim. Leve para assar em forno médio por 30 a 40 minutos. Quando o bolo tiver dourado desligue o forno e deixe esfriar. Depois de frio coloque na geladeira.Sirva gelado
DICAS: Se quiser que a proporção de bolo fique maior que a de pudim, colque apenas 3/4 da massa do bolo e asse o restante em forminhas individuais. Se preferir faça o bolo caseiro. Para garantir a integridade do bolo pudim, eu desenformo gelado.
Esta receita foi baseada, para ver a receita original clique no link:

Tomate Cereja

Vejam o resultado da minha hortinha, apresento-lhes Meus Tomates Cerejas. Tá bom ainda não estão maduros, quer dizer um só amadureceu e caiu ontem comi e esqueci de tirar a foto. Mas a ansiedade ganhou.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bobó de Camarão Delicioso

Oh negócio bom é um bobó de camarão, a base de macaxeira, camarão e leite de coco. Quem nunca provou aconselho experimentar, não é dificíl fazer só requer dedicação. Confira!!!







INGREDIENTES
  • 2 kg de macaxeira (aipim) cozida
  • 1 kg de camarão de fresco
  • 4 cocos frescos ralados
  • Tempero de peixe ( pimentão, cebola, coentro e pimentinha)
  • Azeite de dendê
  • Sal a gosto
  • Toque de açúcar
PREPARO
Sobre o camarão: Em um recipiente coloque os camarões e encha de água. Vá retirando os camarões com as mãos para outro recipiente. Repita o processo umas cinco vezes para retirar a areia inerente ao camarão. Em uma panela, cozinhe com água rente aos camarões por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar e descasque os camarões lembrando de reservar a parte interna da cabeça.
Sobre o coco: Bata no liquidificador, o coco ralado com um pouco de água morna, esprema em uma peneira. Descarte o bagaço e reserve o leite de coco.
Sobre a macaxeira: Tenha o cuidado de retirar os talos.
Cozinhando o Bobó: No liquidificador, bata aos poucos a macaxeira com o leite de coco e despejando na panela que irá cozinhar, deve ser grande pois esta receita  rende cerca de 7 litros. Reserve um pouco de leite de coco para bater os temperos ( 3 pimentinhas de cheiro sem sementes, uma cebola média, meio molho de coentro e 1/3 de um pimentão) e a parte interna da cabeça dos camarões que você reservou. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Coloque uma colher (sopa) de azeite de dendê, verifique o sal e coloque também uma pitada de açúcar. Caso deseje adicione uma colher (chá) de colorífico. Mexa bem até começa a ferver. Pronto!!!

DICAS: Cuidado quando estiver fervendo, o bobó quente pode espinar em você. Prefira cozinhar os camarões frescos em casa, além de aproveitar a parte interna da cabeça, você saberá o nível de sal e frescor que o seu camarão se encontra. Se você usar camarão descascado cozido e congelado, ficará difícil conseguir o sabor do camarão. O colorífico é opcional, deixa o bobó mais amarelinho. Todos os temperos que coloquei você pode utilizar as quantidades ao seu gosto, coloquei uma base para quem não tem noção de quanto colocar.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Iogurte Natural

Fácil, saudável e versátil. Gosto de comer adoçado, acompanhado de granola e frutas. Sacia e diminui a vontade de comer doces. Pode ser usado nas mais diversas receitas, substituindo o creme de leite deixando suas receitas mais saudáveis.

INGREDIENTES
  • 1 litro de leite (saco)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 copo de iogurte natural
PREPARO
Ferva o leite, ainda quente misture o leite em pó para facilitar a dissolução. Espere amornar, a temperatura ideal é quando você conseguir colocar o dedo mindinho e aguentar por 10 segundos. Misture o copo de iogurte natural (comprado) e transfira para um pote de vidro limpo e seco. Uso aquelas jarras tipo francesinha, cubro com filme plástico e a tampa por cima, (funciona bem). Deixe descansar por 1 dia fora da geladeira, deixo em cima da geladeira. Passado um dia conserve em geladeira. Tem validade aproximada de 1 semana. Não esqueça de guardar um copo para fazer o próximo iogurte. 
 
DICA: Não utilize o leite UHT, aquele de caixinha, pois não contém as bactérias necessárias a fabricação do iogurte.
BENEFÍCIOS do Iogurte Natural

O iogurte não é um simples leite que fermentou, onde os lactobacilos se multiplicaram: ele é rico em fibras e é uma fábrica de vitaminas de vital importância, é ainda rico em probióticos, bactérias envolvidas na produção de uma substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores, e também favorece a absorção de nutrientes de outros alimentos. O certo é consumir o iogurte caseiro, eles estão desprovidos de substâncias químicas, e não são pasteurizados.
Matéria completa em:http://www.hiltonfito.com/dicas/beleza/iogurte_natural_e_seus_beneficios_para_a_saude.html

• Uma xícara de 250ml de iogurte natural desnatado proporciona cerca de 400 miligramos (mg) de calcio, mais que os 300mg contidos num copo de leite de igual  tamanho.
• O iogurte também contém a mesma quantidade de potasio que uma banana, e a mesma quantidade de proteína que um ovo ou que 30g de carne.
• As bactérias vivas do iogurte ajudam à digestão e protegem-na contra outras bactérias perigosas.       

FONTE:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bife com Batatas

O nome é simples mas o sabor... é inacreditável. Façam o teste!!!

INGREDIENTES:
  • 6 bifes de sua preferência (alcatra, contra-filé ou coxão mole são indicados)
  • 1 colher (sopa) de cominho+ pimenta do reino*
  • 1 colher (sopa) de colorífico
  • 1 dente de alho (médio) picado
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritar
  • Tomate maduro, cebola, pimentão e coentro para refogar 
  • 3 batatas inglesas cozidas
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
PREPARO
1) Em uma tigela, tempere os bifes com o cominho+pimenta do reino, colorífico, alho, sal e vinagre e deixe tomar gosto, 30 minutos ou se puder prepare de véspera.
2) Sem descascar,corte as batatas em rodelas grossas, ou como preferir, só não podem ser muito fininhas para não desmanchar. Cozinhe-as com pouca água até ficarem levemente macias, não a ponto de fazer purê. Escorra-as e jogue água fria para cessar o cozimento. Tire as cascas e reserve as batatas.
3) Corte as hortaliças para refogar, a quantidade é a gosto.
4) Em uma frigideira, ponha o óleo suficiente para cobrir a panela, deixe esquentar e doure bem os bifes. Coloque a cebola, tomate e pimentão, agora as batatas cozidas e o coentro. Salpique um pouco de sal sobre as batatas, o extrato de tomate e misture tudo por mais uns 2 minutos, até que a cebola esteja amolecida e tomate desmanchado. Deixe a frigideira tampada, se possível e sirva quente.

DICAS: *Quando falo cominho+ pimenta do reino é que compro na feira e peço para moer os dois juntos, na sua região você faz como estiver disponível.

A quantidade dos temperos é a minha base, mas você pode colocar um pouco mais ou menos como desejar. Tento explicar o máximo possível para que seja acessível a todos que desejem fazer. Com arroz branco, um feijão bem temperado e uma saladinha, é tudo de bom!

Um Abraço!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bolo Embananado

INGREDIENTES
Massa
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 lata de leite condensado
Recheio
  • 7 bananas pratas amassadas
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
Para polvilhar
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
PREPARO
1) Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.
2) Recheio: Em uma tigela, misture todos os ingredientes do recheio.
3) Em uma assadeira retangular untada (20X30 cm), espalhe metade da massa, por cima espalhe metade do recheio, agora o restante da massa e finalize com o restante do recheio.
4) Polvilhe toda a superfície com a mistura de açúcar e canela.
5) Ponha para assar em forno 180°C por cerca de 1 hora.

DICAS: Sirva frio, experimente regar com um pouco de leite condensado. 

sábado, 6 de agosto de 2011

Feijão Tropeiro do Cozinha

Acompanhando um belo cupim com arroz, vinagreti e alface

O feijão que utilizo é o cariquinha, mas você pode substituir pelo preto, ou outro de sua preferência. Acompanha bem churrascos, frango assado, enfim é uma forma de variar o feijão em caldo de todos os dias.


INGREDIENTES
  • 2 xícaras (chá) de feijão cozido (sem caldo)
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de charque em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de linguiça calabresa em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 colher (sopa) de pimentão verde picado
  • 1/2 colher (sobremesa) de colorífico
  • Coentro e cebolinha picados a gosto
  • Sal a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
PREPARO
Escalde a charque, ferva com um pouco de água por uns 3 minutos, derrame a água. Refogue a charque com o óleo, adicione a calabresa e a cebola, doure até a cebola murchar. Junte o feijão, o coentro e a cebolinha. Desligue o fogo e adicione a farinha de mandioca.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bolo de Milho no Liquidificador

Super fácil meça tudo na latinha e bata no liquidificador!!! Nada de ficar descascando milho, e o melhor pode ser feito em qualquer época do ano!!!


INGREDIENTES
  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 1 lata de farinha de milho flocada ( a que usa para fazer cuscuz)
  • 1 lata de açúcar
  • 1 lata de leite de coco ( de preferência retirado de um coco fresco)
  • 3 ovos
  • Sal a gosto (uma pitada)
PREPARO
Caso utilize um coco fresco ralado (é mais gostoso), ferva um pouco de água e bata no liquidificador com o coco ralado, água suficiente para ficar rente ao coco, passe por uma peneira, esprema e reserve. No liquidificador coloque todos os ingredientes, bata até obter uma mistura homogênea. Unte uma forma de furo central com margarina, despeje a mistura e leve ao forno 200°C, por cerca de 40 minutos, ou até enfiar um palito e sair limpo.

DICAS: Mexa os ingredientes dentro do liquidificador com uma colher para facilitar o trabalho dele. Se desejar pode passar manteiga em cima do bolo ainda quente, dá um sabor especial.Para ficar ainda mais gostoso e molhadinho, coloque parte do bagaço do coco que você espremeu.

sábado, 30 de julho de 2011

Escalope ao Molho Enferrujado

Escalope é um nome chique para um bife fino!

INGREDIENTES
  • 6 escalopes de contra-filé ( alcatra ou coxão mole)
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 colheres de (sopa) de maionese
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 colher (sobremesa) de cominho+ pimenta do reino
  • Sal
  • 1/2 xícara (chá) de vinho tinto
  • Anéis de cebola
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
PREPARO
Em uma frigideira grande, derreta a margarina, adicione o óleo e a maionese. Frite os escalopes de um lado, sem temperar previamente. Quando dourar um lado, vire os escalopes e comece a temperar, ponha o alho, cominho+ pimenta-do-reino,sal e as cebolas( quanto desejar). Escalopes dourados, retire-os da frigideira e  reserve. Derrame um fio de vinagre na frigideira e ponha 1/4 xícara (chá) de água. Ponha o vinho, espere sair o álcool e corrija o sal. Quando reduzir o molho, em fogo baixo, acrescente o creme de leite. Junte os escalopes dourados ao molho e sirva.

DICAS: Caso não queira usar o vinho, substitua por molho inglês. Na foto tem uma sugestão de acompanhamentos, arroz colorido, batatas fritas e salada de alface e tomate.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...